quinta-feira, 9 de agosto de 2012

The City is my Church

Calor em NYC

Como na maioria das grandes cidades do hemisfério norte, Nova York celebra o verão com uma série de shows para todos os gostos e bolsos. A mais famosa delas por aqui é o Summerstage,  que reúne artistas das mais variadas procedências e estilos em parques espalhados pela cidade, praticamente todos os dias, de julho a setembro.

Ontem, no Central Park, foi a vez do M83, banda francesa(!) shoegaze, em inspiradíssima apresentação. E o tio estava lá prá conferir, cercado de garotos ainda imberbes, caindo aos montes feito moscas - chapados de calor, de bebida e THC -, em uma festa ao ar livre que há anos não participava. Loucurinha bem doidona!

Registrando o registro
A despeito do excesso de peso, da falta de fôlego e da dor nos joelhos, dancei por quase três horas ininterruptas. E me diverti muito.

Os caras são feras. Trafegam com habilidade do indietronic ao synthpop, e levaram a multidão que se reuniu ali ao mais absoluto delírio.

Mesclando sons viajantes setentistas que lembram Pink Floyd ao bate-estaca dos mais furiosos, que remetem aos bons tempos do New Order, o M83 mostrou uma competência pop ao vivo que, pelo menos para mim, era totalmente insuspeita.

Anthony Gonzales, Central Park 2012
Anthony Gonzales, fundador, tecladista e principal vocalista do grupo - além de uma delícia de homem - é um mestre de cerimônias perfeito. Levanta a galera e arrasta a audiência, com sua voz à Peter Gabriel,  na irresistível viagem radical que suas músicas provocam.

Alias, a banda, como um todo, funciona muito bem. Formada por músicos multi-instrumentistas, que passseiam dos teclados à percussão, durante toda a apresentação parecem se divertir com o público e, realmente, curtir o que estão fazendo.

Morgan Kibby, enlouquecida no bate-cabelo
Morgan Kibby, a voz feminina e tecladista da banda é uma headbanger de dar inveja a muito metaleiro e hipnotiza com seus vocais cristalinos na maior parte das canções do M83.

Jordan Lawlor, no baixo e teclados, faz sua parte - apesar de ser visivelmente o mais jovem da trupe -, com grande competência também. Mas quem arrasa mesmo é Loïc Marin, o baterista. O cara destroça seus tambores, rouba a cena e leva a banda, literalmente, na mão. Sua performance é inacreditável. Pura energia e entrega.

Saí dali exausto, completo, com a alma lavada em suor e alegria. Mas sentindo também, em algum lugar do meu coração, uma certa melancolia, por entender que poder estar aqui e participar disso tudo tenha talvez demorado demais para acontecer.

Talvez fosse mais divertido, mais coerente, se tivesse 20 anos, se ainda contasse com a disposição e a coragem irresponsável de um menino. Mas, convenhamos, já não tenho mais idade para procurar coerência em nada do que vivo...

Sei dizer que, claudicando por entre as árvores centenárias do Central Park, em perfeita comunhão com a molecada ainda em êxtase, voltando para casa, percebi exatamente o sentido da expressão "antes tarde do que nunca".


M83 no Summerstage, New York, 08/08/2012


É isso. Deixo vocês com um registro de Midnight City, desse mesmo show, gravado em Newark, em abril último. Atentem para o nervoso solo de saxofone no final da apresentação. Infelizmente não creditado, nem no show nem no YouTube.






7 comentários:

  1. Talvez se vc tivesse 20 anos , não teria vivenciado de forma tão rica o evento. E acredite...estou escrevendo estas linhas direto da nova Lãrrouze turiubense. Por aqui tenho convivido com Mirto Peba, tirado garrancho do rio Ponte Nova e ouvindo Pena Branca e Xavantinho. Kisses do seu brother.
    PS: Estou a quase 40 minutos aqui no computer...acho que hoje minha conta aqui chega aos 90 centavos....fui.....

    ResponderExcluir
  2. Nem de forma tão rica nem com tanta dor nas pernas, né?

    ResponderExcluir
  3. Olha a sincronicidade: o video que bombou na minha Timeline da semana qual foi? Um remix do M83 com um Timelapse escândalo servindo de imagens.

    www.youtube.com/watch?v=iM00Ivd5DKI

    Você também vai gostar de Tame Impala, outra banda que a moçada hipster venera.


    http://wwwidgets.modularpeople.com/tame-impala-apocalypse-dreams

    Beijos e Abraços

    ResponderExcluir
  4. e aproveitando uma feliz novidade:

    advinha quem vai ser avô?

    ResponderExcluir
  5. hahaha, acho que vc nunca teve tempo de ser coerente, ainda bem. E claro, antes tarde do que mais tarde ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu, Margarida?!? Tava com saudade e um tanto preocupado... Mas como vi que a senhora andou ciscando pela vila, saquei que - pelo menos - bem acompanhada a moçoila estava... Saudade, viu?

      Excluir
  6. E mais tarde ainda só se fosse no baile da saudade... Afe!

    ResponderExcluir