segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Grosseiro & Cafona


Fiquei pasmo com as declarações do Caetano Veloso ao jornal O Estado de São Paulo, chamando o presidente Lula de "analfabeto, grosseiro e cafona".

Fala reacionária e cheia de um ódio de classe tão grande que poucas vezes vi assim, total e desavergonhadamente explicitado...

Tudo bem que a velha pegada tropicalista do Caetano já não é mais a mesma, faz tempo. Anda cada vez mais amargurado, raivoso e atirando para todo lado, em tudo que é assunto, com uma sem cerimônia que chega a espantar - embora pouca coisa ainda me espante vindo de alguém que declara publicamente, apesar de já ter passado dos sessenta e tantos anos, seu inconformismo com uma "ereção não tão exuberante" e a "perda da potência do jato de urina"(!)...

Triste exemplo da idade que chega e não deixa mais marcas além da decadência do vigor físico e, pior ainda, do vigor intelectual... A pobreza melódica e poética dos seus últimos discos, aliás, mostram que pouco sobra ao vetusto senhor para ganhar espaço na mídia além de declarações covardes e pretensamente polêmicas.

Mas a razão do post é outra, já que esse assunto é velho: vejam que graça esta declaração de Dona Canô, que do alto dos seus 102 anos dá um exemplo de dignidade e sabedoria ao seu filhinho mimado - ele sim, grosseiro e cafona:

16/11/2009 - 13h39

Dona Canô vai pedir desculpas a Lula após Caetano chamá-lo de analfabeto

Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias / Em Salvador

Dona Canô Veloso, 102 anos, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, decidiu fazer valer o seu posto de matriarca e tentar colocar um ponto final nos ataques do filho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela disse que vai telefonar nesta segunda-feira (16) para o presidente para pedir desculpas.
"Ele (Lula) sempre me tratou muito bem, como se eu fosse uma pessoa dele. Quando vem a uma cidade aqui perto, manda recado que quer me ver, e eu vou. Acho que ele vai me atender", afirmou Dona Canô.

Mas ela reconhece que Lula "é um homem muito ocupado" e, por isso, diz que entederá caso não obtenha sucesso na iniciativa. "Se ele não puder me atender, deixo recado com a secretária. Ela já conhece a minha voz", comentou.

Ela ainda não sabe dizer com exatidão o vai falar com o presidente. "Não vou dizer nada em especial, apenas o que vier do coração. Vou me desculpar e dizer que, pelo que conheço de Caetano, sei que ele não quis ofender o presidente. Não é possível que ele chamasse Lula de analfabeto, aliás, ele nem teria o direito de falar assim. Ele é apenas um cantor", afirmou.

D. Canô ainda não conseguiu conversar com o filho a respeito do assunto. "Nem sei por onde anda Caetano". Para a mãe, Caetano fala sem pensar, e acaba sendo mal interpretado.

"Tudo o que Caetano diz vira notícia, ele precisa entender isso. Não pode sair por aí falando o que quer, ele não é doido", observou.

Veja a íntegra da entrevista de D. Canô aqui

2 comentários:

  1. Concordo, concordo e concordo.

    ResponderExcluir
  2. juro, se ficar velhinho implicar necessarimaente nisso, amore, prefiro morrer bem antes... que meda! beijo!

    ResponderExcluir