segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Animula Vagula Blandula


Pequena alma terna flutuante
Hóspede e companheira de meu corpo,
Vais descer aos lugares pálidos duros nus
Onde deverás renunciar aos jogos de outrora...

P. Élio Adriano, Imp.


O poema acima, escrito pelo Imperador romano Adriano, está no Memórias de Adriano, de Margherite Yourcenar, livro que se me apresentou há muitos anos - e que só li depois de inúmeras idas e vindas. Mais tarde, voltaria a ler várias outras vezes em vários outros anos. Enfim, resumindo, é o livro de cabeceira.

Confesso prá vocês, não sem certa vergonha, que tive uma paixão impossível, por óbvio, - mas real - pelo imperador e por anos à fio esperei encontrar em qualquer parceiro um traço, uma palavra, um detalhe que me permitisse concretizar esse amor.

O tempo passou e percebi que o melhor que podia fazer em nome desse sentimento era tentar trazer para mim aquilo que tanto me tocava no Imperador que vivia no livro. Não fui completamente bem sucedido na empreita, mas acho que me tornei uma pessoa melhor. Não é pouco, é?


Memórias de Adriano
Margherite Yourcenar
Trad. Marta Calderaro
Ed. Nova Fronteira
Voce pode encontrar este livro aqui

2 comentários:

  1. Amore mio....pensei que ram fotos e demorei pra entrar no link. Hoje tô pondo à limpo, estava pelo menos, antes de perceber que o link era na verdade, o seu, o nosso, o vosso, blog tão eperado por mim.

    Ah que delícia...

    Darling, como não poderia deixar de ser, eu Amei o Adriano, e confesso, ainda amo. Ainda procuro nos bofes, um traço dele. Mas só encontro traça...

    Queridão, segue firme, escreve, que vc é bom e a vida é bela.
    bjs da Walll
    ps- não sei pq minha foto não quis entrar.

    ResponderExcluir
  2. e eu lá tenho idéia de porque sua foto não quis entrar? se nem as minhas eu tô conseguindo pôr!!! (rssss) então, tô aprendendo, na velha tentativa e erro mas, do pouco que produzi, gostei - digo, da prática, não necessariamente do resultado... tô meio completamtne parado porque mudei e a telefônica, é claro, cagou comigo e estou sem telefone e sem speedy - e nem previsão de quando terei... prá piorar, é minha única opção, já que aqui no mato não passa net e o 3G (que uso agora) é lento de dar pena, ou raiva, it´s up to U... beijo!

    ResponderExcluir